terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

REPORTAGEM MANO IG :IMPOSTÂNCIA DA MELANCIA

Melancia (Citrullus lanatus) é o nome de uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto. Trata-se de uma erva trepadeira e rastejante originária da África. É cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões do Brasil, geralmente em áreas secas e de solo arenoso.
Originária da África, foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês no processo de escravidão..[1]
A produção brasileira foi estimada pelo IBGE em 144 mil toneladas de frutos em 1991, concentrada principalmente nos estados de Goiás (onde se situa a capital nacional da melancia, Uruana, com a festa nacional da melancia - sempre no mês de setembro) Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A planta é rasteira e anual, com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água (Cerca de 90%) e diâmetro variável entre 25 e 75 cm. A casca é verde e lustrosa, com estrias de verde-escuro no sentido do comprimento.
Sua composição, além do alto teor de água, inclui açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
O suco das sementes é considerado vermífugo e diurético leve.
A outras partes são atribuídas propriedades na cura de erisipela, febre e infecções de vias urinárias.
Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas.
Tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água). Além disso, possui também açúcar, vitaminas do Complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

O dia da melancia é dia 26 de novembro e foi comemorado no ano de 2006 pela primeira vez no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário